Então é Natal, e o que você fez?*

 

Nesse ano totalmente atípico e conturbado que foi e ainda está sendo 2020, a pergunta pode trazer respostas pessimistas. Há quem não queira nem acrescentar um ano à própria idade, pois diz que não viveu esse ano. Discordo veementemente!!

Em 2020 eu aprendi a cozinhar muitas coisas, passei a me alimentar melhor, troquei de emprego, pude almoçar e tomar café da manhã com meu marido todos os dias (o que nunca tinha acontecido), ajudei mais aos necessitados com doações regulares à uma instituição que acompanho e sei que faz um trabalho sério, entre outras coisas. E se essas experiências já não fossem incríveis, aprendi muito!

Aprendi que é possível estar perto mesmo que distante, aprendi que a marcação temporal é o que nos ajuda a manter a esperança, aprendi que o ser humano está mais preocupado com seu bem estar individual do que com o bem estar coletivo, aprendi que ao atingir seu limite, o ser humano prefere arriscar a vida à continuar enfrentando as dificuldades, aprendi a me manter forte em meus princípios, entre tantos outros aprendizados que esse ano me trouxe.

Se você é uma dessas pessoas que acha que 2020 não te trouxe nada de bom, para pra refletir. Não sou de fazer retrospectivas como essa, também não estabeleço metas para o ano seguinte, acredito que é necessário vivermos bem, respeitando os demais e agradecendo por cada momento, todos os dias. Com mais amor, e gratidão, todos os dias valem a pena e nos trazem aprendizados, boas experiências e recordações. Todos os dias são vividos, mesmo em um ano como 2020.


*Então é Natal - hit da cantora Simone, de 1995.

Comentários

Sônia Tomanik disse…
Parabéns filha! Pelo texto, pela forma como você superou as adversidades desse ano e principalmente por continuar sendo a pessoa íntegra que você sempre foi. Feliz Ano Novo!
Rosana disse…
Que reflexão boa Stella! Aprendi e sigo aprendendo. Bj❤️